Publicado em 06/09/2022
Atualizado em 29/09/2022

As diferenças entre
SORTEIO e CONCURSO CULTURAL

Veja quais são as principais diferenças entre um sorteio e um concurso cultural (e como fazer do jeito certo)!

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo você irá aprender que:

  • Em uma promoção de sorteios o ganhador depende da sorte;
  • Em um concurso cultural o ganhador é definido por mérito;
  • Em ambos os casos a promoção precisa ser regulamentada e aprovada pela SEAE/SECAP.

Se você é um usuário assíduo de internet, já sabe que as promoções comerciais com sorteio e os concursos culturais estão cada vez mais comuns. Sejam eles organizados por empresas ou influenciadores digitais, eles trazem diversas vantagens como:

  • Maior alcance da marca;
  • Valorização dos fãs;
  • Divulgação de uma marca parceira;
  • Impulsionamento nas vendas;
  • Mais engajamento;
  • Mais seguidores.

Porém, quando esse tipo de ação não é feita da maneira certa, pode trazer alguns prejuízos, não somente financeiros, mas também à marca. Primeiro, você deve saber que todo sorteio ou concurso deve ter autorização do Governo Federal, por meio do site do Ministério da Economia  (SEAE/ME – Secretaria de Acompanhamento Econômico, Advocacia da Concorrência e Competitividade). Esse processo de autorização leva cerca de 5 dias.

Quem não tiver a autorização pode ter a cassação da promoção ilegal, as redes sociais banidas permanentemente, além de ser condenado a multa equivalente a 100% do valor do prêmio. Outra punição possível é não poder realizar distribuição gratuita de prêmios pelo prazo de até 2 anos.

No sorteio, o ganhador depende da sorte, no concurso cultural não!

Quando a sua empresa, ou seu perfil nas redes sociais, realiza um sorteio, o ganhador é definido por meio de sorte, pelo sorteio da Loteria Federal e as regras do regulamento. Vale dizer que nenhuma plataforma de internet pode sortear aleatoriamente. Sorteios legalizados são sempre pela Loteria Federal ou Lotomania.

Após a realização do sorteio e a entrega de todos os prêmios a empresa deve ainda realizar a Prestação de Contas, demonstrando para o órgão fiscalizador que tudo transcorreu conforme as regras previstas no regulamento aprovado.

Claro que para entrar no sorteio pode haver regras, como comprar um mínimo de R$ 200 na sua loja, ou ter participado de algum evento. Porém, o ganhador é alguém aleatório dentro da lista de quem cumpriu as regras, ou seja, deve contar com a sorte.

Já no concurso cultural, é preciso realizar alguma ação. Para ganhar, pode ser necessário redigir a frase mais criativa sobre o Dia dos Pais, ou fazer a melhor sessão de fotos com o seu produto (apenas exemplos).

Da mesma forma que os sorteios dependem de prévia autorização do órgão do Ministério da Economia, os concursos culturais também necessitam de um certificado de aprovação, porém para a realização desses a legislação é um pouco diferente.

Os órgãos que autorizam os concursos culturais são outros e a taxação também é diferente, existindo um incentivo à cultura nesses casos, o que deixa o processo menos burocrático em alguns pontos. O ganhador recebe o prêmio por mérito, ou seja: as respostas passam por uma banca avaliadora.

Concursos culturais devem ser realizados em site ou hotsite próprios?

No concurso cultural se premia a criatividade ou o ineditismo, por exemplo. Ele também pode ser feito nas redes sociais e os ganhadores devem ser escolhidos de acordo com o talento.

No site (ou hotsite) do concurso, deve haver um fácil acesso ao regulamento, que deve informar início e término da ação, como participar, detalhes sobre o prêmio, data da divulgação do vencedor e como a pessoa poderá fazer o resgate do prêmio. Da mesma forma que o sorteio, a campanha deve ser encerrada com a devida prestação de contas junto ao Ministério da Economia.

Conte com apoio profissional!

Esteja sua empresa realizando um sorteio ou um concurso cultural, quando você conta com apoio de profissionais experientes, se mantém dentro da lei e evita dores de cabeça.

Nós, da Santini.global, ajudamos você desde a concepção das suas Promoções Comerciais, criamos e desenvolvemos o seu hotsite por inteiro, elaboramos toda a parte visual da sua campanha e realizamos a gestão de todas as suas promoções comerciais de sorteios em um só lugar, utilizando a nossa Plataforma Global de Promoções.

Quer entender melhor como funciona a Plataforma Global de Promoções?

Faça contato e agende uma conversa!

Seja Global!

Ao informar os dados para contato, você entende e concorda que faremos uso de seus dados pessoais para que um de nossos agentes entre em contato. Você poderá se opor a qualquer momento nos termos de nossa Política de Privacidade.

Esqueça os banais descontos de Black Friday e destaque-se com uma estratégia sólida para vender mais (e vender sempre)! Neste

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Receba o nosso melhor conteúdo diretamente no seu e-mail e esteja sempre atualizado sobre o mundo das Promoções Comerciais de Sorteios.