Publicado em 18/11/2022
Atualizado em 19/11/2022

Risco de Imagem em Promoções Comerciais: Como evitar prejuízos à sua marca.

Aprenda o que é RISCO DE IMAGEM e saiba como evitar danos à reputação da sua empresa com cuidados muito simples.

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo você irá aprender que:

  • Quais são os tipos de riscos de imagem;
  • Exemplo de casos de prejuízos à imagem de algumas marcas;
  • Como evitar danos à imagem da sua empresa.

No mundo corporativo, a reputação de uma empresa é um dos seus maiores ativos e também um dos mais frágeis, visto que, toda a credibilidade que se costuma levar anos para ser conquistada, em uma fração de segundos pode ser destruída.

Por isso é imprescindível que as empresas tenham consciência do quanto uma ação equivocada pode prejudicar sua imagem perante o mercado e seus clientes, evitando dessa forma, se envolver em situações que possam representar um risco de imagem.

O que é o Risco de Imagem?

Conhecido também como risco reputacional, o risco de imagem se refere à reputação e credibilidade da marca e imagem de uma empresa, o que pode, por consequência, acabar reduzindo sua percepção de valor frente ao mercado.

Principais fatores de risco à imagem de uma empresa:

  • Corrupção e fraude;
  • Associação;
  • Produto ou Serviço;
  • Risco de Segurança;

Na corrupção ocorre quando um grupo de pessoas deseja obter vantagens sobre outras se utilizando de meios ilegais para isso. Já na fraude se refere a obter ganhos pessoais.

Na associação, se refere às situações onde a empresa não está envolvida em nenhum ato fraudulento mas uma pessoa relacionada a ela, sim, prejudicando a sua imagem. E, produto ou serviço, se refere à qualidade na entrega da empresa, que se for ruim prejudica a imagem da empresa.

E por fim, no risco de segurança, é quando a empresa tem sua imagem prejudicada pela perda da confiança do cliente ao falhar no tratamento de seus dados, submetendo o titular a vazamentos.

Risco de Imagem em Promoções Comerciais: Processos e Condenações

Recentemente vimos diversos casos relacionados à questão do risco de imagem, entre ele estão os casos dos influenciadores Elizeu Silva Cordeiro (Big Jhow) e Kleber Moraes (Klebim).
Klebim que foi recentemente denunciado após ser pego realizando diversas rifas de veículos, celulares, entre outros produtos, que eram divulgados através de suas redes sociais, sem a autorização do Ministério da Economia.

O influenciador Klebim e outros acusados foram detidos durante a operação Huracán da Polícia Civil sob a acusação de exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 20 milhões.

Kebim se manifestou lamentando que precise ver “tudo que conquistou em 12 anos de trabalho irem embora sem poder fazer nada”.

“(é difícil ver) tudo que conquistou em 12 anos de trabalho irem embora sem poder fazer nada”, diz Klebim.

Já outro caso que ganhou as manchetes do país envolvendo risco de imagem foi o caso envolvendo Fernando Zor, da dupla Fernando e Sorocaba, que foi condenado a pagar indenização por danos morais após uma seguidora ter se sentido lesada após ter sido a ganhadora do sorteio de um Jeep Renegade que o cantor estava promovendo em sua conta no Instagram.

A seguidora, conta que havia recebido a confirmação de que era a ganhadora, porém logo após, recebeu a informação de que havia sido um equívoco e que não era ela a vencedora do sorteio.

Ao se sentir enganada ela entrou na justiça contra o cantor pedindo a entrega do carro e uma indenização.

Fernando Zor foi condenado a pagar uma multa por danos morais à seguidora, mas o maior prejuízo, no entanto, foi o dano à sua imagem como pessoa pública.

Como evitar danos à imagem da sua empresa:

  • Tenha um bom regulamento: Pois caso as regras não estejam claramente estipuladas, pessoas podem sentir que foram lesadas de alguma forma e mesmo que, a promoção em questão esteja devidamente legalizada, alguns problemas referentes a outros direitos podem surgir comprometendo a imagem e reputação da empresa em questão;
  • Cuidado com as Redes Sociais: Um erro comumente visto é a utilização das redes sociais para a realização do sorteio com sorteadores aleatórios, deixando a empresa vulnerável. O correto nestes casos é fazer a distribuição dos números da sorte da forma correta e realizar o sorteio pela Loteria Federal, ou então somente divulgar os resultados pelas redes sociais;
  • Prêmios em dinheiro? Não pode. A distribuição ou conversão de prêmios em dinheiro é uma prática proibida.
  • Atenção à plataforma escolhida para a gestão da promoção: No caso do cantor Fernando Zor, houve uma falha na realização do sorteio, resultando na multa por danos morais aplicada ao cantor. Por este motivo, buscar uma plataforma correta e segura é muito importante, preservando assim a imagem da sua empresa e trazendo o resultado esperado.

Dessa forma, a preservação da imagem da empresa deve ser prioridade ao optar por uma promoção comercial como estratégia de marketing, pois apesar de ser uma excelente opção para melhorar a percepção da marca e aumentar as vendas, precisa ser feita através de uma plataforma que possua experiência no assunto e que seja, principalmente, comprometida em cumprir os regulamentos.

Precisando de ajuda com a sua campanha promocional?

Você já conhece a Santini.global? Nós nascemos com o objetivo de apoiar as empresas no processo de automatização de promoções comerciais com sorteios.

Nós desenvolvemos uma Plataforma Global de Promoções que irá trazer praticidade e segurança para que você possa executar a sua campanha promocional sem preocupações.

Também criamos e desenvolvemos seu hotsite com toda a infraestrutura necessária para evitar problemas com ataques e números elevados de acessos, por exemplo, assim como te auxiliamos na legalização dos seus sorteios, formulando o seu regulamento e prestando contas junto aos órgãos competentes.

Quer entender melhor como funciona a Plataforma Global de Promoções?

Faça contato e agende uma conversa!

Seja Global!

Ao informar os dados para contato, você entende e concorda que faremos uso de seus dados pessoais para que um de nossos agentes entre em contato. Você poderá se opor a qualquer momento nos termos de nossa Política de Privacidade.

Aprenda o que é RISCO DE IMAGEM e saiba como evitar danos à reputação da sua empresa com cuidados muito

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Receba o nosso melhor conteúdo diretamente no seu e-mail e esteja sempre atualizado sobre o mundo das Promoções Comerciais de Sorteios.