Publicado em 06/04/2022
Atualizado em 19/11/2022

Promoções para VENDER MAIS:
Qual a melhor opção para você?

Descubra como vender MAIS e MELHOR com uma campanha promocional própria para o seu negócio!

Tempo de leitura: 5 minutos
promoções comerciais

Neste artigo você irá aprender que:

  • O melhor tipo de promoção para o seu negócio vai depender dos seus objetivos;
  • Exemplos e tipos de promoções para cada objetivo de uma empresa;
  • Como executar uma boa promoção e obter os melhores resultados com passo-a-passo.

Quando se fala em promoção a primeira coisa que se pensa é na queda no lucro total, e isso pode se tornar um grande problema. 

Mas fazer a campanha promocional certa pode, além de te ajudar a vender mais e melhor, trazer muitos outros benefícios para a sua empresa. Você sabe quais são eles?

Para que servem as promoções?

Antes de tudo, precisamos compreender que executar uma promoção não consiste somente em baixar os preços. Existem diversos outros tipos de promoção que podem ajudar a alavancar as vendas da sua empresa sem que você precise diminuir o seu lucro.

Geralmente o principal objetivo para uma empresa organizar uma campanha promocional é: Vender mais e de forma rápida e eficiente! 

Mas existem ainda outros benefícios que a sua empresa pode ter ao realizar  promoções.

Vamos pensar em um exemplo: Uma rede de lojas está constantemente realizando campanhas promocionais dos mais diferentes tipos. Não tem como negar que essa loja acaba se destacando das demais, certo?

Nesse caso podemos observar que, a visibilidade que essa loja irá ganhar faz com que ela saia na frente no quesito competitividade, sendo muito mais lembrada pelos consumidores e aumentando significativamente suas chances de venda.

Quais os principais tipos de promoção?

Existem muitas diferenças entre os principais tipos de promoções, e a escolha vai depender do que você está buscando para o seu negócio.

Além das campanhas promocionais auxiliarem no aumento das vendas, elas também funcionam a favor do seu negócio para a sua consolidação no mercado e é uma ótima oportunidade para promover lançamentos de novos produtos e diferenciar a sua marca dos concorrentes, atraindo a atenção dos consumidores e gerando visibilidade para a sua empresa. 

Veja abaixo as principais possibilidades para você, com exemplos de promoções a serem executadas:

1. Queima de estoque: O verão está acabando e você precisa de espaço para fazer as suas compras da coleção de inverno, por exemplo. Nesse caso, o mais indicado para a sua loja seria uma queima de estoque. Ou então, você está com alguns itens parados há meses, que não tem jeito de vender, o mesmo raciocínio também funciona nessa situação. Além da boa e velha baixa nos preços, você também pode investir em uma campanha “Pague 1 e leve 2”, ou um desconto na compra do segundo item, por exemplo.

2. Aquisição de novos clientes: Empresas novas geralmente enfrentam uma mesma dificuldade: Se as pessoas não me conhecem, como elas irão comprar de mim? Nesse caso você precisa de uma estratégia que faça com que o maior número de pessoas conheça o seu negócio, seja ele físico ou digital, no menor período de tempo. Boas opções para esse tipo de situação são as promoções “indique um amigo”, “cupom de indicação”, descontos para famílias, condições especiais para a primeira compra (como um desconto ou um frete grátis), etc.

3. Fidelização do cliente: Agora vamos supor que você já tem a sua empresa bem estruturada, já ganhou um certo espaço no mercado, mas um concorrente forte está ameaçando o sucesso do seu negócio. Nesse caso, apostar na fidelização dos clientes que você já tem é a melhor opção. Adquirir clientes novos sempre acaba saindo mais caro do que fidelizar aqueles que você já possui! Uma boa forma para a fidelização dos seus clientes é executar estratégias de recompra, como um desconto ou um brinde a partir de um número “x” de compras, acúmulo e troca de selos, ou então uma promoção com sorteios de brindes e prêmios, assim quanto mais esse mesmo cliente comprar de você, mais chances ele terá de ganhar.

Por onde começar para vender mais?

duas mulheres embalando caixas de compras online

1º Passo: Primeiramente, para criar uma campanha promocional você deve definir muito bem os seus objetivos. O que você quer alcançar? Você quer mais reconhecimento para a sua marca? Aumentar o número de clientes? Liberar espaço na sua loja física? Lembrando sempre que o seu lucro será uma consequência!

2º Passo: O planejamento também deve ser feito com bastante cuidado, pensando nos detalhes da promoção, como o tempo de duração, a legalização dos sorteios, se for o seu caso, com quais fornecedores você deverá entrar em contato para divulgação, etc. Pense também em todos os passos a serem dados e nos envolvidos para a execução desta promoção (sua equipe, seus parceiros, seus fornecedores, etc.) e claro, sempre considerando as qualidades e os desejos do seu público alvo.

3º Passo: A logística igualmente deve ser pensada com atenção, preparando o seu estoque, por exemplo, ou então reforçar a infraestrutura do seu e-commerce ou do seu site para conseguir lidar com o alto fluxo de acesso, como será feita a entrega desses produtos no caso de venda online, assim prevenindo eventuais contratempos.

4º Passo: Com a estratégia já bem definida, é chegada a hora de mostrar a sua campanha promocional para o maior número de pessoas possível com uma boa divulgação. Aposte em diferentes canais de comunicação como redes sociais, blogs, sites de parceiros e assim por diante.

5º Passo: Não se esqueça de registrar todas as mudanças que você perceber no seu negócio antes, durante e depois da sua campanha, para obter os melhores números para análises para campanhas futuras. Assim você pode ir testando e vendo quais as melhores opções para a sua empresa, o que funciona melhor, o que não funcionou tão bem, e o que deve ser corrigido para uma próxima campanha.

Para concluir, podemos perceber que não existem segredos quando se trata de fazer uma promoção se levarmos em conta que esses cinco passos acima estão sendo bem executados. 

Saber executar uma boa campanha promocional não precisa ser uma característica exclusiva das grandes marcas de sucesso. Você também pode encontrar uma boa opção para o seu negócio, independente do tamanho dele e do seu mercado. Basta dedicação e planejamento.

Quanto mais você interagir com o seu consumidor, mais vai conhecê-lo e saber como despertar o desejo de compra dele. E quanto mais você conseguir aumentar esse desejo de compra do seu cliente… Eu nem preciso dizer mais nada!

Precisando de ajuda com a sua campanha promocional?

Você já conhece a Santini.global? Nós nascemos com o objetivo de apoiar as empresas no processo de automatização de promoções comerciais com sorteios

Nós desenvolvemos uma Plataforma Global de Promoções que irá trazer praticidade e segurança para que você possa executar a sua campanha promocional sem preocupações. 

Também criamos e desenvolvemos seu hotsite com toda a infraestrutura necessária para evitar problemas com ataques e números elevados de acessos, por exemplo, assim como te auxiliamos na legalização dos seus sorteios, formulando o seu regulamento e prestando contas junto aos órgãos competentes.

Quer entender melhor como funciona a Plataforma Global de Promoções?

Seja Global!

Ao informar os dados para contato, você entende e concorda que faremos uso de seus dados pessoais para que um de nossos agentes entre em contato. Você poderá se opor a qualquer momento nos termos de  nossa Política de Privacidade.

Aprenda o que é RISCO DE IMAGEM e saiba como evitar danos à reputação da sua empresa com cuidados muito

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Receba o nosso melhor conteúdo diretamente no seu e-mail e esteja sempre atualizado sobre o mundo das Promoções Comerciais de Sorteios.