Publicado em 26/10/2023
Atualizado em 30/10/2023

Como fazer uma promoção comercial: um passo a passo para montar a sua campanha de sucesso!

Veja os principais aspectos a serem considerados ao planejar e executar uma promoção comercial bem-sucedida.

Tempo de leitura: 5 minutos
Como fazer uma promoção comercial: um passo a passo para montar a sua campanha de sucesso!
Crédito: pixelshot

Neste artigo você irá aprender que:

  • Para garantir o sucesso da sua campanha e evitar problemas legais, é essencial seguir um processo de planejamento sólido;
  • Compreender seu público-alvo é essencial para planejar e direcionar sua promoção de forma eficaz;
  • Um dos maiores riscos para as empresas que resolvem fazer sorteios via Instagram sem buscar a legalização é o risco de imagem.

Você já sabe que as promoções comerciais são uma estratégia eficaz para aumentar as vendas, fortalecer a marca e engajar clientes.

No entanto, o processo de criação de uma promoção comercial é complexo e possui vários detalhes. Portanto, para garantir o sucesso da sua campanha e evitar problemas legais, é essencial seguir um processo de planejamento sólido.

Mas não se preocupe! Neste artigo, nós abordaremos os principais aspectos a serem considerados ao planejar e executar uma promoção comercial bem-sucedida.

Passos da promoção comercial: Legislação

Antes de iniciar qualquer promoção comercial, é essencial compreender as leis e regulamentações locais e nacionais que se aplicam ao seu tipo de promoção. Isso inclui regras sobre sorteios, concursos, divulgação e tributação. 

No marco regulatório das promoções comerciais, por exemplo, a Lei nº 5.768/71 declara que somente pessoas jurídicas que exerçam atividade comercial, industrial ou de compra e venda de bens imóveis são autorizadas a realizar as campanhas promocionais. 

Além disso, a Secretaria de Reformas Econômicas (SRE), órgão regulador das campanhas promocionais, divulgou neste ano notas referentes às mudanças na regulamentação dos sorteios. 

Portanto, além de conhecer previamente a legislação, é necessário estar atento às recorrentes mudanças que possam ocorrer. 

Objetivos

Qual é o objetivo da sua promoção comercial? É para aumentar as vendas, crescer a base de leads, promover a visibilidade da marca ou para outra finalidade? É uma campanha de Natal ou Black Friday?

Um exemplo é se você possui um negócio e precisa bater a meta de faturamento ainda este ano. Nesse contexto, ao invés de reduzir os preços e comprometer a lucratividade, as promoções comerciais podem atuar como uma ferramenta para incentivar os clientes a gastar mais.

Público-alvo da promoção comercial

Compreender seu público-alvo é essencial para planejar e direcionar sua promoção de forma eficaz. O conhecimento do público influenciará a linguagem usada, os canais de comunicação escolhidos e até mesmo a premiação oferecida.

Duração

Qual será a duração da promoção? Se a ideia é fazer uma campanha de final de ano, lembre que ela precisa ir ao ar o quanto antes!

É importante lembrar que para promoções que envolvem sorteios, é necessária a autorização da Secretaria de Reformas Econômicas (SRE). Segundo o Ministério da Fazenda, o prazo de validade do Certificado de Autorização não pode ser superior a 12 meses.

Neste período, é possível realizar quantos sorteios você quiser, desde que sempre vinculados com a Loteria Federal, que sorteia duas vezes por semana.

Orçamento

Ao planejar uma promoção comercial, é essencial considerar o investimento necessário e calcular o retorno sobre esse investimento. Dessa maneira, é possível avaliar a eficácia da promoção e determinar se ela está gerando benefícios econômicos tangíveis.

Mas lembre-se: esse retorno não se limita apenas a ganhos financeiros imediatos. Também pode incluir benefícios intangíveis, como o fortalecimento da marca, a melhoria da reputação e o aumento da lealdade do cliente.

Passos da promoção comercial: premiação

A premiação deve ser atrativa e relevante para o seu público-alvo, a fim de motivá-lo a participar. Todavia, é importante observar as regulamentações e restrições relacionadas aos tipos de prêmios que podem ser oferecidos em promoções comerciais.

No Brasil, o Ministério da Fazenda estabelece diretrizes específicas sobre os produtos que não podem ser oferecidos como prêmios em promoções que envolvam distribuição gratuita de prêmios. Os itens restritos incluem medicamentos, armas e munições, explosivos, fogos de artifício ou estampidos, bebidas alcoólicas, fumos e seus derivados.

Mecânica

O que as pessoas devem fazer para participar? É essencial estabelecer claramente as regras e a mecânica da promoção para que os participantes compreendam como podem participar.

Promoções do tipo “A cada R$100 em compras, ganhe um número da sorte e concorra a uma moto” é um exemplo de uma mecânica de promoção simples e eficaz. Essa estratégia tem o potencial de atrair consumidores, aumentar as vendas e incentivar a fidelização.

Sorteios na promoção comercial

Como e quando serão feitos os sorteios? É importante que os sorteios sigam a regulamentação, lembrando que sorteadores automáticos não são permitidos.

Nos últimos tempos, a realização de sorteios via Instagram, tornou-se bastante comum. No entanto, a grande maioria é conduzida de maneira irregular sem a consciência do público, o que pode afetar negativamente a imagem das promoções comerciais como estratégia de marketing.

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam ao adotar essa prática sem buscar a legalização adequada é o risco de imagem. Isso implica em prejuízos à reputação da empresa e na perda ou diminuição da credibilidade, uma vez que oferece ao público um procedimento não autorizado que, frequentemente, resulta em problemas para os participantes.

Divulgação

Como a promoção será divulgada? Como as pessoas serão incentivadas a participar?

Desenvolver uma estratégia de divulgação sólida é essencial para alcançar seu público-alvo, o que pode incluir publicidade online, mídias sociais, e-mail marketing e parcerias com influenciadores.

Ademais, o lançamento e/ou a divulgação da promoção não pode ser iniciada antes da emissão do Certificado de Autorização pela SRE, e o regulamento deve estar disponível para consulta em todo o material publicitário.

Entrega do prêmio

Como será feita a entrega do prêmio? Qual será o prazo estipulado? 

Nessa etapa, também pode ocorrer da empresa responsável pela campanha promocional não conseguir entrar em contato com o ganhador. Neste caso, ela possui 180 dias a partir da data do sorteio, da apuração do resultado ou do término do prazo da promoção, para encontrar o vencedor. Caso não seja possível encontrá-lo, é necessário pagar o valor dos prêmios para o governo em, no máximo, 45 dias

Prestação de contas

Essa etapa acontece durante a promoção e ao final dela, com a etapa, por exemplo, de recolhimento de impostos. 

Segundo o Ministério da Fazenda, a empresa promotora tem um prazo de 180 dias a partir da data de prescrição dos prêmios para prestar contas. Além disso, acrescenta-se um período de 45 dias para o recolhimento do valor correspondente aos prêmios que prescreveram e não foram entregues, caso isso ocorra. 

Após o término desses 45 dias, inicia-se uma contagem de mais 30 dias, durante os quais a empresa deve solicitar e enviar a documentação relacionada à prestação de contas, utilizando o Sistema de Controle de Promoções Comerciais (SCPC).

Nós podemos te ajudar!

Gostou do nosso checklist? Agora você sabe que a Santini.global é a melhor opção para auxiliar você a realizar sua promoção comercial! A nossa Plataforma Global de Promoções traz praticidade e segurança para que você possa executar sua campanha promocional sem preocupações.

Nascemos para apoiar as empresas no processo de automatização de promoções comerciais com sorteios. 

Além disso, a Santini.global orienta você na criação do plano de operação da sua promoção comercial, na elaboração do regulamento, na liberação de certificados e autorizações, na prestação de contas junto aos órgãos competentes, bem como na defesa administrativa em caso de eventual reclamação.

Quer entender melhor como funciona a Plataforma Global de Promoções?

Faça contato e agende uma conversa!

Seja Global!

Ao informar os dados para contato, você entende e concorda que faremos uso de seus dados pessoais para que um de nossos agentes entre em contato. Você poderá se opor a qualquer momento nos termos de nossa Política de Privacidade.

promoção comercial - passo a passo

Veja os principais aspectos a serem considerados ao planejar e executar uma promoção comercial bem-sucedida.

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Receba quinzenalmente o nosso melhor conteúdo diretamente no seu e-mail e esteja sempre atualizado sobre o mundo das Promoções Comerciais com Sorteios.