Publicado em 19/09/2022
Atualizado em 29/09/2022

Estratégia para Black Friday 2022: Destaque-se da concorrência dessa forma!

Esqueça os banais descontos de Black Friday e destaque-se com uma estratégia sólida para vender mais (e vender sempre)!

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo você irá aprender que:

  • Aliando promoções de descontos com promoções de sorteios você vai, além de trazer o público para sua loja, também fidelizá-lo;
  • A fidelização do cliente vai fazer diminuir o seu CAC (custo de aquisição do cliente) e aumentar o seu lucro.

A Black Friday é uma das datas mais movimentadas do ano para os comércios. A data, que antecede o Natal, é tradicionalmente conhecida pelo furor dos consumidores em busca da melhor promoção e do melhor preço. Como então fazer para se destacar da concorrência com uma estratégia sólida de Black Friday nessa época tão concorrida?

A data, que surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 80 e 90, é uma ação promocional realizada na quarta sexta-feira do mês de novembro, no dia após o feriado do Dia de Ação de Graças.

A data foi um sucesso tão grande em terras americanas que outros países acabaram adotando a tradição, como no caso do Brasil, onde a Black Friday acontece desde 2010.

Um levantamento realizado pelo UOL ano passado mostrou que 67% dos entrevistados pretendiam realizar compras na Black Friday, além disso, quando perguntados sobre os fatores que influenciam a compra na data, os resultados foram:

  • 55% realiza a compra analisando o valor do frete ou se a loja oferece frete grátis;
  • 29% afirmou que o prazo de entrega é um critério determinante;
  • 27% analisam a credibilidade da loja e do aplicativo antes de fechar a compra;
  • 25% busca por comprar produtos em lojas que ofereçam cashback;
  • 24% busca por lojas que ofereçam variedade nas modalidades de pagamento.

E por fim, o levantamento demonstrou que a preferência atual é por realizar as compras de forma online.

Um dado curioso é que, nos Estados Unidos, a Black Friday concentra a maior parte da sua popularidade nas lojas físicas, então lá existe outra data muito popular dedicada às compras online, a Cyber Monday. A data que significa literalmente “segunda-feira cibernética” acontece imediatamente na segunda-feira após a Black Friday e é dedicada a promoções exclusivas em e-commerces de todo o país.

No Brasil a Cyber Monday existe desde 2012, e embora a data não seja muito popular, algumas lojas online podem acabar oferecendo descontos de até 80%.

Quais são as promoções mais comuns na Black Friday?

A Black Friday brasileira, diferente da americana, promove promoções tanto em lojas físicas quanto online. Entre as promoções mais comuns destacam-se os descontos em celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que dominam a maior concentração de compras na data.

Porém, além disso também é possível encontrar promoções nos setores de moda, acessórios, calçados, cama, mesa & banho, móveis, cosméticos, infantil, entre outros.

Qual o problema dos descontos de Black Friday?

Para quem possui um comércio, seja ele físico ou online, o maior problema de datas como a Black Friday é que por ser uma data onde se vivencia uma competição puramente pelo preço, por quem vende mais barato. A consequência é que o cliente não necessariamente será fiel àquela loja a partir da sua compra, pois esta está vinculada na mente do cliente somente à data.

Logo, as datas como a Black Friday, apesar de gerarem muita conversão em vendas, são em sua grande maioria, uma quantidade de clientes que “batem e voltam”, ou seja, aproveitam a promoção e nunca mais aparecem.

Isso faz com que aumente o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) da empresa, reduzindo o seu lucro.

O CAC é uma métrica utilizada para saber quanto custa para a empresa essa aquisição de novos clientes. Essa métrica mostra o valor médio resultado da análise do que foi gasto em marketing e vendas para atrair cada cliente, em determinado período de tempo.

Isso significa que, quando a empresa para de brigar por preço e passa a desenvolver estratégias de vendas que realmente atraiam o cliente pelo que a empresa tem a oferecer, criando e nutrindo uma relação com esse cliente, o CAC da empresa baixa de forma considerável, aumentando seu lucro.

Como vender mais (e vender sempre) com a Black Friday?

É importante destacar que isso não significa que não se deve aproveitar e utilizar a estratégia Black Friday para aumentar o fluxo de vendas através dos descontos. As empresas podem e devem fazer isso!

Porém, é importante que a empresa tenha consciência de que não pode viver somente de baixar os preços, mas sim precisa de uma estratégia de marketing mais consistente que, juntamente com datas como Black Friday, vá de fato atrair o cliente para a empresa por outros motivos além da sexta-feira dos descontos.

Uma estratégia interessante de ser usada é aliar o desconto da Black Friday com as promoções comerciais de sorteios, de modo que o cliente seja atraído pelos descontos da data, mas que após isso, através de uma estratégia promocional adequada que vai premiar a permanência desse cliente, ele não só fique, como comece a indicar a empresa para seu círculo social.

Como você pôde perceber, a Black Friday sacode o mercado e é muito inteligente que as empresas saibam usar isso a favor delas se utilizando de estratégias como promoções comerciais com sorteios que, aliadas aos descontos promocionais vão, além de atrair o cliente que busca por preços baixos, fidelizá-lo por muito mais tempo.

Conte com apoio profissional!

A Santini.global nasceu com o objetivo de apoiar empresas no processo de automatização de promoções comerciais de sorteios. Com isso, nós podemos te ajudar desde a concepção das suas promoções comerciais, criando e desenvolvendo o seu hotsite, elaborando toda a parte visual da sua campanha, trabalhando na legalização junto à SEAE (SECAP), e realizando a gestão de todas as suas promoções em um só lugar, utilizando a nossa Plataforma Global de Promoções.

Quer entender melhor como funciona a Plataforma Global de Promoções?

Faça contato e agende uma conversa!

Seja Global!

Ao informar os dados para contato, você entende e concorda que faremos uso de seus dados pessoais para que um de nossos agentes entre em contato. Você poderá se opor a qualquer momento nos termos de nossa Política de Privacidade.

Esqueça os banais descontos de Black Friday e destaque-se com uma estratégia sólida para vender mais (e vender sempre)! Neste

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Receba o nosso melhor conteúdo diretamente no seu e-mail e esteja sempre atualizado sobre o mundo das Promoções Comerciais de Sorteios.