Publicado em 21/05/2024
Atualizado em 22/05/2024

Enchentes no RS: veja como ajudar de qualquer parte do país!

Saiba como você também pode ajudar quem foi atingido pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma catástrofe sem precedentes. É assim que podemos definir o que assolou o Rio Grande do Sul (RS) no mês de maio a partir das enchentes. 

A recente inundação no sul do Brasil atingiu pelo menos 303 mil edificações residenciais e 801 estabelecimentos de saúde, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, diversos municípios sofrem com mais de 50% de suas residências invadidas por água ou lama. 

Eldorado do Sul apresenta o cenário mais grave, com 71% dos imóveis inundados total ou parcialmente. Da mesma forma, Estrela e Muçum também enfrentam situações críticas, com 57% e 53% de suas residências afetadas, respectivamente. 

A cidade na qual estamos sediados, São Leopoldo, é um dos municípios mais afetados pelas enchentes. De acordo com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, estamos enfrentando o momento mais grave da nossa história, com mais de 180 mil pessoas afetadas, sendo mais de 100 mil pessoas desalojadas e mais de 12 mil desabrigadas.

Essa tragédia é a pior do país em termos de desalojamento, segundo análise da Folha. De acordo com o Atlas Digital de Desastres no Brasil, o estado gaúcho registrou 537.380 desalojados no dia 11 de maio, o maior número já registrado no Brasil.

Devido às proporções que essa tragédia climática tomou, a mobilização para ajudar os afetados está em andamento. Governos locais, organizações não-governamentais e a comunidade em geral estão se unindo para fornecer assistência imediata e suporte de longo prazo às vítimas. E você, mesmo que não more no estado ou esteja fora do país, também pode ajudar!

Devido às proporções que essa tragédia climática tomou, a mobilização para ajudar os afetados está em andamento.
Créditos: Prefeitura de Canoas

Seja voluntário e ajude os afetados pelas enchentes no RS

A tragédia no Rio Grande do Sul mobilizou muitas pessoas a se unirem para ajudar os afetados pela inundação. Além disso, voluntariar-se é uma das maneiras mais eficazes de fornecer apoio imediato. 

Abrigos temporários 

Muitas escolas, ginásios, galpões e outras instituições estão servindo de abrigo para pessoas e seus pets. Portanto, os voluntários são essenciais para manter essas operações funcionando. 

Por exemplo, você pode ajudar na cozinha, preparando e servindo refeições ou descarregando doações que chegam constantemente. Cada pequena ajuda conta para garantir que todos recebam o que precisam. 

Cuidados com os pets 

Os animais de estimação também foram afetados pela inundação. Se você é um amante dos animais, pode oferecer ajuda cuidando dos pets nos abrigos.

Isso inclui alimentação, limpeza, e oferecer conforto para os animais que estão afastados de seus lares. 

Acolhimento e apoio 

Acolher pessoas que perderam tudo é um grande gesto de humanidade. Os voluntários podem fornecer apoio emocional, ajudando as vítimas a lidar com o trauma e oferecendo um ombro amigo. 

Lembrando que esse tipo apoio não tem necessidade de ser feito somente pessoalmente, também podendo ser realizado à distância, através de ligações e vídeo-chamadas, oferecendo às pessoas um espaço seguro de escuta sem julgamentos, ajudando a aliviar a dor do trauma vivido. Além disso, ajudar na divulgação de informações para reencontrar familiares também é de extrema importância. 

Resgates 

Se você tem habilidades específicas, como primeiros socorros ou experiência em resgates, sua ajuda será extremamente valiosa.

Junte-se às equipes de resgate para ajudar a retirar pessoas de áreas de risco e fornecer atendimento imediato. 

Enchentes no RS: como ajudar com doações

Muitas pessoas foram obrigadas a sair de casa apenas com a roupa do corpo em uma semana na qual as temperaturas estavam um pouco mais elevadas, mas já tem feito dias mais frios no estado, o que exige que as pessoas estejam preparadas com roupas mais quentes. Doações são essenciais, mas é importante lembrar: doação não é descarte

Aqui destacamos outra forma de ajudar: fazendo a triagem das peças em pontos de coleta.

Roupas e calçados 

Com a chegada do frio, dê preferência a roupas quentes, cobertas e sapatos fechados. As roupas devem estar limpas e em bom estado. Também são necessárias roupas e acessórios para pets, como caminhas, potinhos e roupinhas para o frio.

Água e alimentos 

Devido à enchente, muitas cidades estão sem captação e distribuição de água. Por isso, doe água potável, alimentos não perecíveis e comidas prontas para consumo. Materiais de higiene pessoal e remédios também são muito necessários. 

Envio de doações 

Mesmo que você more fora do estado, você também pode ajudar levando suas doações a um ponto de coleta dos correios na sua cidade. Eles estão organizando a logística para enviar os itens às áreas afetadas.

Como doar dinheiro para os afetados pelas enchentes no RS?

Caso você esteja fora do país, ou não possa doar itens físicos, considere fazer uma doação em dinheiro via Pix para instituições que estão resgatando e abrigando pessoas e animais. 

É importante ressaltar que, apesar de ser um momento extremamente delicado, muitas pessoas podem se aproveitar da bondade das outras. Por isso, tenha cautela com links recebidos por aplicativos de mensagens, certifique-se de que a organização para a qual pretende doar divulgue claramente suas informações de contato. 

Por fim, verifique a autenticidade do QR Code ou da chave Pix fornecida e confira o nome do beneficiário durante a transação. 

Aqui estão algumas instituições em que confiamos para doar dinheiro via Pix: 

  • GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:
    • Pix CNPJ: 92.958.800/0001-38 

Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações neste link;

A UNISINOS está arrecadando recursos para compra de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal para serem entregues à Defesa Civil dos municípios em situação de calamidade, e também funciona como ponto de coleta. Mais informações neste link;

Você pode acompanhar os resgates e os abrigos que Paola e sua equipe estão fazendo no Instagram @paolasaldivia__; 

 Você pode acompanhar o trabalho da instituição e a prestação de contas via Instagram @resgatto.

Enchentes no RS: Os animais de estimação também foram afetados pela inundação.
Créditos: Prefeitura de Canoas

Como ajudar o Rio Grande do Sul: Compre de gaúchos!

A reconstrução do Rio Grande do Sul dependerá muito do fortalecimento da economia local. Sendo você uma pessoa que mora no RS ou não, dê preferência a produtos e serviços de empreendedores gaúchos, o que inclui desde alimentos e produtos de limpeza até serviços de saúde e bem-estar, ou então tecnologias desenvolvidas por empresas gaúchas. 

Isso ajuda a manter os negócios em funcionamento e proporciona empregos, contribuindo para a recuperação econômica da região.

Em conclusão, existem diversas formas de ajudar o Rio Grande do Sul a se recuperar dessa tragédia sem precedentes. Seja voluntário, faça doações de itens essenciais, contribua financeiramente ou apoie a economia local comprando de empreendedores gaúchos, cada gesto faz uma diferença significativa! 

O importante é que cada um ajude da maneira que puder, dentro da sua realidade, para que juntos possamos reconstruir o estado e proporcionar um futuro melhor para todos os afetados.

Quer entender melhor como funciona a Plataforma Global de Promoções?

Faça contato e agende uma conversa!

Seja Global!

Ao informar os dados para contato, você entende e concorda que faremos uso de seus dados pessoais para que um de nossos agentes entre em contato. Você poderá se opor a qualquer momento nos termos de  nossa Política de Privacidade.

Sorteio de carro: quais as regras para esse tipo de prêmio?

Veja quais são as principais regras para se atentar na hora de sortear carros em

Leia mais »

Fique por dentro das novidades!

Receba quinzenalmente o nosso melhor conteúdo diretamente no seu e-mail e esteja sempre atualizado sobre o mundo das Promoções Comerciais com Sorteios.